Tentando justificar com desculpas

Uma das coisas mais frustrantes que um pai ou uma mãe escuta de seus filhos são desculpas. Já ouvi muitas desculpas dos meus. Quase sempre as desculpas são sobre o porquê não podem fazer algo ou não vão fazer algo (este tipo de desculpa não funciona aqui em casa).

O interessante é que os adultos também dão desculpas assim como filhos dão desculpas aos seus pais. Adultos dão desculpas em várias ocasiões: quando chegam atrasados no trabalho, quando suas responsabilidades não são realizadas, quando prazos não são cumpridos, etc. Na maioria dos casos, estas desculpas somente aumentam e nunca resolvem o problema.

Você acredita que até mesmo o povo de Deus dá desculpas? Moisés não queria servir a Deus e deu desculpas dizendo que não era eloquente no falar e que não conseguiria convencer o faraó a deixar os israelitas partirem do Egito. Deus retirou esta desculpa mandando Arão junto com Moisés para ser seu porta voz. Em várias outras ocasiões Deus retirava as desculpas que o povo usava para não fazer um trabalho no serviço ao Senhor (como exemplo veja Juízes 6. 11-15).

A igreja do Senhor Jesus de hoje não é diferente. Nós também trouxemos a cultura da desculpa para dentro do nosso relacionamento com Deus e damos desculpas para o nosso serviço a Deus: “eu não sei o suficiente, ” “eu sou muito jovem, ” “eu sou muito velho, ” “eu já fiz a minha parte, ” “outros vão fazer, ” “eu não tenho nada a oferecer, ” “Deus não vai requerer isto de mim, ” “meu tempo é o meu tempo, ” “você não tem o direito de me pedir isso, ” “não me sinto confortável com isso, ” e muitas outras desculpas. A lista é grande.

Mas, e se Jesus no Monte das Oliveiras, tivesse dado as desculpas acima e não obedecesse ao seu Pai? Onde nós estaríamos hoje? Quando damos desculpas, estamos demonstrando uma falta de fé em Deus e uma atitude de rebeldia. Não estamos querendo ajudar a igreja de Jesus a ser o que ela precisa e pode ser.

Vamos nos livrar das desculpas em nosso trabalho e em nosso serviço a Deus. Deus, assim como com Moisés e Gideão, vai providenciar se nos colocarmos à Sua disposição! Uma ótima semana!

Allen Dutton