POR QUE VOCÊ VEM À IGREJA?

Qual é a verdadeira razão que você vem a igreja? Algumas pessoas podem estar aqui hoje com o propósito de orar, de ensinar a Palavra de Deus aos outros e alguns de aprender da Palavra. Outros podem estar aqui cansados, “talvez obrigados”, ou talvez já tornou-se um habito . Mas, qual o propósito principal de você vir à igreja? Quero sugerir duas razoes pelas quais devemos vir à igreja. A primeira razão é glorificar razão é glorificar a Deus

Assim, quer vocês comam, bebam ou façam qualquer outra coisa, façam tudo para a glória de Deus”. (1 Coríntios 10:31)

Então a glória de Deus deve ser o alvo da igreja.

“Pois Deus é aquele que é capaz de fazer infinitamente mais do que tudo o que pedimos ou pensamos, de acordo com o seu poder que atua em nós, a ele seja a glória na igreja e em Cristo Jesus, por todas as gerações, para todo o sempre! Amém! (Efésios 3:20,21)

Deus é glorificado através do nosso corpo. Tudo o que você faz com seu corpo tem que ser para a gloria de Deus.

“Acaso não sabem que o corpo de vocês é santuário do Espírito Santo que habita em vocês, que lhes foi dado por Deus, e que vocês não são de si mesmos? Vocês foram comprados por alto preço. Portanto, glorifiquem a Deus com o corpo de vocês”. (1 Coríntios 6:19,20)

A razão da nossa existência é de glorificar a Deus. Eu tenho a impressão que nós  estamos nos esquecendo da razão principal de nossa existência.

“O Deus que concede perseverança e ânimo dê-lhes um espírito de unidade, segundo Cristo Jesus, para que com um só coração e uma só boca vocês glorifiquem ao Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo”.(Romanos 15:5,6)

É fácil achar que a razão principal é crescer a cada ano. Construir prédios maiores, causar uma boa impressão na comunidade. Tudo isso é certo, mas não é razão principal de nossa existência. Precisamos nos perguntar. Por que eu estou na igreja? Por que eu disse sim? Por que eu estou ensinando na escola dominical? Por que eu quero cantar melhor?  Por que eu estou envolvido com a irmandade na igreja? Por que eu planejo meu orçamento e dou na coleta? A resposta para todas estas perguntas é simples:

PARA GLORIFICAR A DEUS.

“Conscientes disso, oramos constantemente por vocês, para que o nosso Deus os faça dignos da vocação e, com poder, cumpra todo bom propósito e toda obra que procede da fé. Assim o nome de nosso Senhor Jesus será glorificado em vocês, e vocês nele, segundo a graça de nosso Deus e do Senhor Jesus Cristo”. (2 Tessalonicenses 1:11,12)

“Assim brilhe a luz de vocês diante dos homens, para que vejam as suas boas obras e glorifiquem ao Pai de vocês, que está nos céus”.(Mateus 5:16)

Em termos práticos o que significa glorificar a Deus?

Significa magnificar, exaltar, elevar o nome de Deus, entendendo que estamos debaixo de sua autoridade. Significa estar sempre ocupado com os desejos de Deus e nunca os meus próprios desejos. Significa fazer tudo o que Deus quer e não o que eu quero. Nós temos que glorificar a Deus quando tudo está indo bem e quando as coisas não estão indo bem. Davi é um bom exemplo disso. Em Salmo 86, Davi está mal, mas ainda glorifica a Deus veja versículo 1.10.

1.“Inclina os teus ouvidos, ó Senhor, e responde-me, pois sou pobre e necessitado.
2. Guarda a minha vida, pois sou fiel a ti. Tu és o meu Deus; salva o teu servo que em ti confia!
3. Misericórdia, Senhor, pois clamo a ti sem cessar.
4. Alegra o coração do teu servo, pois a ti, Senhor, elevo a minha alma.
5. Tu és bondoso e perdoador, Senhor, rico em graça para com todos os que te invocam.
6. Escuta a minha oração, Senhor; atenta para a minha súplica!
7. No dia da minha angústia clamarei a ti, pois tu me responderás.
8. Nenhum dos deuses é comparável a ti, Senhor, nenhum deles pode fazer o que tu fazes.
9. Todas as nações que tu formaste virão e te adorarão, Senhor, glorificarão o teu nome.
10. Pois tu és grande e realizas feitos maravilhosos; só tu és Deus”(Salmos 86:1-10)

A igreja é feita de pessoas que estão glorificando a Deus diariamente. Na sua vida pública, na sua vida particular, no seu lar, no seu trabalho, na escola, nas suas viagens, nos exames da escola, e principalmente na igreja você deve GLORIFICAR A DEUS. Se uma pessoa que eu amo se afasta, Deus ainda têm a gloria. Se uma coisa que eu tenho não é aceita pelos outros, Deus ainda é glorificado. Se a igreja onde sou membro não está crescendo, Deus ainda tem a gloria. Se eu tenho que tomar um passo para trás para manter a paz na igreja, Deus ainda é glorificado na minha vida.

Por que eu vou a igreja? Para glorificar a Deus. Encorajar os irmãos e ser encorajado.

“Apeguemos-nos com firmeza à esperança que professamos, pois aquele que prometeu é fiel. E consideremo-nos uns aos outros para incentivar-nos ao amor e às boas obras. Não deixemos de reunir-nos como igreja, segundo o costume de alguns, mas encorajemo-nos uns aos outros, ainda mais quando vocês veem que se aproxima o Dia”. (Hebreus 10:23-25)

A segunda razão pela qual eu vou a igreja é para encorajar meus irmãos e ser encorajado por eles. Se nos lembrássemos disto, sem duvida não faltaríamos aos cultos.

Encorajar.

Eu preciso participar porque fazendo isto estou encorajando os meus irmãos e sendo encorajado por eles. A minha simples presença já é um encorajamento. A maneira como eu participo no culto ( cânticos, sorriso no rosto, aperto de mão, abraço), é um encorajamento. Talvez um irmão esteja presente e está desanimado. O simples fato de você estar lá sem falar nada pode encorajá-lo. Você não pode faltar aos cultos porque você tem uma responsabilidade muito grande.

Ser encorajado.

Eu preciso participar porque fazendo isto serei encorajado. Quando nos sentimos desanimados, precisamos mais do que nunca participar na igreja. O autor de hebreus nos faz uma forte admoestação no versículo 10.25. “Não deixemos de congregar como é costume de alguns”. Apesar dessa admoestação, não é isto que geralmente fazemos. Quando estamos desanimados, nós decidimos não vir aos cultos. Agimos exatamente ao contrario do que Deus nos ensina. Estamos fazendo o que Deus não quer quando deixamos  de vir a igreja porque estamos tristes ou desanimados.

Por que vou a igreja?

Para encorajar e ser encorajado. Então. Qual a verdadeira razão pela qual você vem a igreja? Lembre-se da historia do sangue. Deus deu o  seu próprio filho  para que todos nós pudéssemos ser curados de nossa doença. Precisamos nos lembrar deste sacrifício todos os dias. Precisamos de nosso propósito de vir a igreja: glorificar a Deus. Encorajar e ser encorajado se você já é um membro da igreja, talvez, você veio aqui hoje com o propósito errado. Deus conhece seu coração e quer lhe perdoar. Se você não é membro da igreja, Deus quer lhe dar uma chance hoje para se tornar membro de Sua igreja e começar a sua vida com o propósito correto. Que Deus nos abençoe! Assista aqui a pregação.

(a) Allen Dutton JR