FELICIDADE EM TODAS OCASIÕES

Um dos homens que a bíblia afirma ter sido fiel foi Jó. Em Jó 1:1 diz que ele era íntegro, reto, temente a Deus e se desviava do mal. No versículo 8 diz que Deus tinha uma confiança muito grande nele.

Jó tinha uma vida muito confortável e alegre. Tinha uma família abençoada e muitas posses. Mas em um dia, ele perdeu seus servos, seus animais e seus filhos.

         O que você faria se perdesse tudo? Qual seria a sua reação? Provavelmente, além de choro, haveria reclamação e revolta.

Mas sabe o que Jó fez? Prostrou-se e adorou a Deus apesar de tudo (Jó 1:20). Na realidade, ele não sabia o que estava acontecendo e é provável que tenha ficado confuso em meio a dor de ver o seu mundo desabando. Mas perder todos os seus bens e parte de sua família, não significava que ele também tinha perdido a fé em Deus. E ele conhecia profundamente o seu Criador e sua soberania.

         Em geral, as pessoas estão dispostas a receber somente aquilo que é bom aos seus olhos, não querem que coisas ruins aconteçam com elas, porém, Deus não permite que sejamos tentados além do que podemos suportar (1 Coríntios 10:13). Quando somos fracos Ele se mostra forte. Os problemas e as aflições fazem parte do plano Divino para que a nossa fé e a nossa confiança em Deus cresça!

         Analisando todo o contexto trágico da vida de Jó, podemos concluir que ele tinha tudo para abandonar a fé e cair fora. Aos olhos humanos, todo aquele sofrimento era injusto. Contudo, ele permaneceu fiel e tinha a esperança de um final feliz. Mesmo em meio às dúvidas, ele esperou com paciência e não desistiu. E depois de um longo período de silêncio Deus se manifestou e mudou sua vida. Jó passou a conhecer Deus ainda muito melhor. Além disso o Senhor deu a Jó o dobro dos seus bens e também outros filhos.

         Tenha fé, esperança e paciência, que no tempo de Deus, você será abençoado. (Leiam os capítulos 1,2,3 e 42 do Livro de Jó)

 Márcio Gama