Escolhendo uma igreja

Nos últimos quinze anos aproximadamente 25 milhões de pessoas escolheram uma igreja. E durante os próximos 15 anos, esperam-se mais 25 milhões de pessoas vão escolher uma igreja. Estas pessoas tem uma oportunidade formidável em escolher uma igreja, porque existe mais de 10.000 igrejas diferentes, isto somente no Brasil. Algumas são grandes; outras pequenas. Algumas são liberais; outras bem conservadoras. Algumas são bem ricas; outras são pobres. Algumas têm cultos bem formais; outras bem simples.  Sim, existe sempre uma oportunidade formidável para se escolher uma igreja.

Há vários fatores envolvidos na escolha  de uma igreja. Uma senhora de idade escolhe uma igreja para ela porque é mais fácil entrar porque tem menos escadas para subir. O local mais perto de sua casa influencia nessa escolha; a tradição da família é outro fator de escolha. Algumas pessoas escolhem esta ou outra igreja porque gostam da maneira que os membros pensam e conversam; outros escolhem porque gostam do pregador.

Mas, existe outra consideração na escolha de uma igreja que é muito mais importante do que estas considerações acima: “O QUE A BÍBLIA ENSINA SOBRE A ESCOLHA DE UMA IGREJA”. No Brasil, encontramos muitas igrejas diferentes. Temos muitas a escolher. Mas em contraste com isto, a Bíblia ensina que Deus deseja que todos sejam unidos. A ideia de muitas igrejas  diferentes é estranha, remota, fora da Palavra de Deus. Mateus 16.13-18; João 17.20-21. Os apóstolos de Jesus também ensinaram que há uma igreja somente.

Efésios 4.4-6

Efésios 1.22-23

1 Coríntios 1.10-13

Estas passagens da Bíblia mostra sem duvida, que Deus deseja e deseja uma só igreja e não muitas igrejas na terra. Hoje, quase 2.000 anos depois do começo da igreja, o mundo religioso está dividido. No Brasil existe mais de 10.000 igrejas diferentes e todas dizendo que é a igreja de Cristo. Essas igrejas têm ensinos diferentes e praticam cultos diferentes enquanto a Bíblia ensina que devemos ser unidos em tudo. Eu lhes pergunto:  Como essas igrejas podem dizer que são todas certas que podemos crer de maneiras diferentes e ainda ser de Cristo, quando Jesus orou pela união?

Não podemos ter a ideia que todas as igrejas que todas as igrejas são certas e o que precisamos fazer é escolher aquela que mais  nos agrada. Isto é completamente contrario a Palavra de Deus. A ideia que todas as igrejas são certas é um pensamento sem defesa. Vivemos em uma época que existe um premio para a verdade e os fatos. Nos laboratórios, milhares de pessoas trabalham horas após horas em busca dos fatos. Por causa da procura pela verdade e dos fatos, os homens são capazes de construir aviões que voam rapidamente, de inventar comunicações onde podemos falar com outros do outro lado do mundo.

Nossas invenções e nosso progresso de hoje são possíveis porque o homem está em busca da verdade e dos fatos. Mas nesta mesma época, quando o homem deixa o laboratório, a fábrica e entra no campo da religião, ele esquece os fatos e a verdade e em seu lugar coloca a sinceridade, a honestidade e o sentimento. Não importa a fé do homem ou suas doutrinas, se ele é sincero então deve estar certo. Não importa as doutrinas diferentes. O homem moderno pensa que todo mundo está indo para os céus, desde que sejam honestos.

No campo da pesquisa e no laboratório, os fatos são de suma importância. Mas, no campo da religião, o homem esquece os fatos. Você deixaria seu filho estudar em uma escola onde a professora ensina que 2×2=5? Ou que o mundo não é redondo, mas plano? Somente porque a escola é bonita ou é mais perto de sua casa?

Para entender o que quero dizer, deixe-me explicar assim:  Existe uma igreja a três quadras desta congregação, que ensina que o batismo não é necessário para remissão de pecados. Nós ensinamos que é.  As duas não podem estar certas. Existe a duas quadras daqui outra igreja que ensina que o batismo é por aspersão e não imersão. Nós ensinamos que é imersão.   As duas não podem estar certas, porque não há duas respostas corretas para um mesmo fato ou verdade. Neste bairro existe uma igreja que ensina que devemos adorar a Deus nos sábados. Nós ensinamos que é no domingo, primeiro dia da semana. Quem está certo? Não podem ser as duas.

Porque o homem moderno não consegue ver que todas as igrejas não podem ser a igreja de Cristo? Que não existem duas respostas para a mesma verdade?  A ideia que todas as igrejas  vão para os céus é contra a Bíblia e destrói a Bíblia como autoridade suprema . Quando  a Bíblia ensina: “Quem crê e for batizado será salvo”, mas o homem prega do seu púlpito que o batismo não é necessário para a salvação, ele destrói o valor da Palavra. Existe somente uma igreja, um só corpo, baseado nos fatos da Bíblia.

Na escuridão da divisão no campo religioso, há uma luz a seguir. Esta luz é o ensinamento para voltar ao Cristianismo do NT. Quando Jesus orou: “ A fim de que todos sejam um”, eLe estava orando em favor da unidade entre seus discípulos. “Quando Paulo pregou: que não haja entre vós divisões”, ele estava dizendo o mesmo. A Bíblia ensina que ela é uma semente e quando ela é plantada nos corações das pessoas, ela gera somente cristãos. Estes cristãos devem seguir somente a Bíblia, abandonando nomes humanos para a igreja e nomes humanos para os seus seguidores. O titulo deste sermão não deve ser escolhendo uma igreja, mas,

                                                                   “ESCOLHENDO A IGREJA”.

 Não vamos cair no erro do homem moderno e pensar que há muitos tipos de fé que vão para os céus ou muitas igrejas certas porque somente a sinceridade não basta. Mas vamos saber com certeza que existe uma só igreja, uma só fé, um só batismo. Você está pronto para ser somente cristão? A não ser chamado por nomes humanos, mas somente pelo nome de Cristo? Que Deus nos abençoe a estudarmos sua Palavra e escolhermos fazer parte da igreja verdadeira.  Assista o vídeo aqui

Allen Dutton Jr.