Dado histórico do mês de maio

Há exatamente 206 anos, durante os primeiros dias do mês de maio de 1811 no estado da Pensilvânia, um jovem impetuoso de 23 anos de nome Alexander Campbell dirigiu um poderoso sermão à sua pequena plateia que não passava de 15 membros.

Este pequeno grupo, o qual não se identificava com um nome formal, mas que depois são popularmente conhecidos como “as igrejas de Cristo“, estava cansado do denominacionalismo de seu tempo, de tantos credos, tanto protocolo e tanta hierarquia. Nesse dia se reuniam ali com o único propósito de “restaurar o cristianismo primitivo”. “nesse dia, há exatamente 206 anos, Alexander foi nomeado oficialmente” Pastor. O seu pai, o velho Thomas, um dos anciãos. Alexander deu seu primeiro sermão oficial com muita paixão e entusiasmo.

No clímax de seu discurso disse coisas que nunca tinha sido tão explicitamente: “nós devemos calar onde a bíblia cala a boca e falar onde ela fala” “nós não temos nenhum credo”. “Jesus é o nosso lema”. “Não somos nenhuma denominação, apenas a igreja de Cristo”. Entre outras frases. Nesse dia participaram do pão e do vinho, atividade que entre os grupos religiosos protestantes não se praticava muito frequentemente. Prometera fazer semanalmente. Nesse dia prometeram não batizar crianças porque” não havia exemplo aprovado na bíblia para esta atividade” nesse dia reafirmaram a “autonomia” que cada congregação deve ter evitando assim sistemas hierárquicos. Esse dia marcou a história.