CORRER ATÉ O FIM

Cada esporte tem sua característica. Alguns precisam de concentração. Outros exigem força, outros exigem resistência. Creio que a maioria dos esportes, exige um grande condicionamento físico. A maratona talvez seja o esporte que mais requer treinamento para resistência. Em São Paulo, tem uma das corridas mais famosas do mundo, a São Silvestre. São 15 Km de prova e os ganhadores chegam em média em 44 minutos. Realmente precisa ter um ótimo condicionamento físico, tem que estar muito bem preparado.

Há dois grupos neste tipo de corrida. Um é aquele em que as pessoas vão para se divertir, para protestar ou simplesmente para aparecer. A maioria dessas pessoas não chega ao final da prova. O outro grupo é aquele que se concentra e que deseja chegar até o fim e ganhar se possível.

Já ouvi algumas entrevistas de alguns ganhadores, e por mais que eles treinam muito, chega um momento da prova que eles sentem dores, cansaço, e o ritmo começa a diminuir. Realmente é um esforço muito grande. Precisam de se concentrar e resistir, senão podem ser ultrapassados.

Na corrida da vida, há aqueles que correm por correr, buscando apenas prazer, sucesso e alegrias passageiras. Para eles, logo perde o sabor. São inconstantes e superficiais. Mas aquele que correr almejando chegar até o fim e alcançar o prêmio, experimentará dor e exaustão, mas também superação e constância. Para esses, não haverá apenas a alegria de terminar a corrida, mas plena felicidade de ter alcançado o grande prêmio, a coroa incorruptível, a vida abundante em Cristo.

Na vida com Cristo, podemos aplicar algumas lições que as maratonas nos ensinam. (1) Quem não se preparar bem, vai ficar pelo caminho. (2) Os afobados perdem logo o gás, não é bom ser precipitado. (3) A dor faz parte do atleta. Antes da vitória, passaremos por momentos difíceis. (4) Quando faltarem as forças olhe ao seu redor, sempre haverá alguém te encorajando. “Vocês não sabem que dentre todos os que correm no estádio, apenas um ganha o prêmio? Corram de tal modo que alcancem o prêmio. Todos os que competem nos jogos se submetem a um treinamento rigoroso, para obter uma coroa que logo perece; mas nós o fazemos para ganhar uma coroa que dura para sempre. 1 Coríntios 9:24,25  A pregação de hoje se encontra aqui!

Márcio Gama